O Começo de Tudo - Robyn Schneider
domingo, outubro 23, 2016
Então, a autora conta a tragédia de Ezra, - o até então capitão do time de tênis de sua escola e que sentava na mesa dos esportistas populares - que foi um tanto quanto pior que a de Toby. Ezra namorava Charlotte, a típica líder de torcida: loira, corpo escultural, mandona, desejada e manipuladora. E foi numa festa na casa de uma garota, que Ezra descobriu outro adjetivo para sua até então namorada: traidora.
Ezra chega á festa um tanto atrasado, e ao procurar sua
namorada, a encontra aos beijos com um garoto qualquer. Irritado, chateado e decepcionado, Faulkner pega seu carro e sai dali, quando um carro preto, com um motorista descontrolado, bate contra o seu, e ali, naquele infeliz segundo, Ezra se vê totalmente perdido: seu futuro, seu esporte, seu namoro, sua popularidade, em suma, o rumo de sua vida. Ezra perdeu parte do movimento de uma de suas pernas, o impedindo de continuar sua preciosa carreira no tênis e preso eternamente á uma bengala, que o deixava equilibrado.
namorada, a encontra aos beijos com um garoto qualquer. Irritado, chateado e decepcionado, Faulkner pega seu carro e sai dali, quando um carro preto, com um motorista descontrolado, bate contra o seu, e ali, naquele infeliz segundo, Ezra se vê totalmente perdido: seu futuro, seu esporte, seu namoro, sua popularidade, em suma, o rumo de sua vida. Ezra perdeu parte do movimento de uma de suas pernas, o impedindo de continuar sua preciosa carreira no tênis e preso eternamente á uma bengala, que o deixava equilibrado.
A festa teria sido quase no final das aulas, quando Ezra fez fisioterapia para tentar recuperar o movimento, tomou medicações, e teve longas conversas com um psicólogo, mas nada adiantou. No primeiro dia de aula, ele teve muitas descobertas: reviu Toby na festa dos veteranos e novatos; como era ter olhares sobre você - não de admiração, mas agora de pena; Charlotte e Evan - o segundo melhor do time de tênis - agora namorando; e a enigmática Cassidy Thorpe, meio vintage, e totalmente excêntrica e apaixonante.
Eles se conheceram mais na aula de espanhol, na qual sentaram juntos e conversavam sobre as vidas para fazer o exercício pedido pela professora, e ainda mais no grupo de debate, atividade extra pela qual Ezra trocou o tênis. Toby era o organizador do grupo de debates, que organizava competições regionais para os participantes, abaixo apenas da professora Weng, a professora de Discurso e Debate. Então, foi anunciado uma competição regional, no qual, Toby inscreveu Ezra, e de brincadeira, o garoto inscreveu Cassidy, sabendo depois por Toby, que ela era uma das maiores e mais renomada debatedoras da região de Eastwood, mas que parou de competir misteriosamente.
Faulkner começa a sentar então com o grupo de debate, quando conhece os ícones do nerdismo e inteligência da escola: Phoebe, redatora do jornal; Luke, presidente do cineclube; Sam, líder dos republicanos do campus; e Austin, o designer gráfico do campus. Eles começam a se aproximar mas com briguinhas envolvendo Luke, podendo serem resumidas em: Luke não gostou que Ezra fosse tão legal e "roubasse a atenção só pra ele", então, excluía-o de suas transmissões misteriosas, e Sam, um tipo de seguidor de Luke, fazia o mesmo. Então, quando Ezra não era convidado, Cassidy, mesmo que tivesse não ia, e ficava fazendo companhia para seu amigo, e foi dessa forma que começaram a construir um laço de amizade muito grande, que mais tarde se tornou amor. Foi ela quem instigou Ezra a pensar em seus sonhos, ver que a bengala não era problema, e que ele poderia ser algo além do tênis - já que ele ficava preso ao esporte, mesmo que não o pudesse praticar. Cassidy parecia esconder um grande segredo, e ficou muito misteriosa quando descobriu que participaria do debate e no dia do mesmo.
Ambos se apaixonaram e começaram um belo namoro, que parecia só ir á melhor: companheirismo e flash mobs mudos eram a rotina do casal, até o dia do baile, o qual ele a convidou. Cassidy termina uma ligação com ele no meio, após ele ter dito outro detalhe sobre o acidente - o de o carro que colidiu com o dele era um SUV preto - some quando ele passa em sua casa para levá-la. Quando Ezra a encontra num parque que eles passaram uma cena, ela estava chorando, e disse que seu namorado da outra cidade teria voltado, e que era para Faulkner ir embora e nunca mais voltar a vê-la. Ezra não entende bulhufas, mas a respeita, e mesmo com dor no peito, Faulkner nunca a esquece.
Ela então sai da escola, deixando mais dúvidas, porém, continua na mesma casa de sempre, a que ficava no condomínio ao lado do bairro de Ezra. Ele pensa que a culpa seria dele, então, faz uma surpresa meio estranha para pedir desculpas, mas Cassidy não amolece, e quando ele vai embora, acontece um acidente com seu cachorro, e é quando ele descobre o grande segredo de Cassidy Thorpe.
(Não vou contar, leia que vocês não vão se arrepender)
***
O que eu achei: O primeiro ponto a ser destacado é como a Robyn usa o Ezra para dar descrições fantásticas e maravilhosas sobre a Cassidy. São descrições que se tornam dez vezes mais lindas, se tratando de estar saindo do pensamento de um garoto, e isso torna Faulkner apaixonante. Além disso, toda a trama é reflexiva, e nos faz pensar se realmente uma tragédia muda o rumo de
tudo, e faz com que tenhamos aquela loucura pensante por horas. Eu simplesmente amei o livro, e o final, minha gente...o final não é simplesmente um final. Esse fim, é digno de O FINAL. Sério, você termina pensando que é um verdadeiro tapado de não ter imagino aquilo muito antes, e achando essa autora FAN-TÁS-TI-CA!. Enfim, tudo o que dizer será pouco para esta obra, simplesmente, foi o primeiro, de com certeza muitos outros livros que lerei da Robyn Schneider. Podem acreditar!
***

A autora:"Robyn Schneider é a autora - do aclamado pela crítica e best-seller jovens adultos - dos romances O Começo de Tudo e de Meios Extraordinários*, os quais concederam inúmeros comentários com estrela, aparecem em muitas listas de leitura de estado, e são publicadas em mais de uma dúzia de países. Robyn é graduada na Universidade de Columbia, onde estudou escrita criativa, e da Universidade da Pensilvânia Perelman School of Medicine, onde obteve um mestrado em Bioética. Ela vive em Los Angeles, Califórnia, mas também na internet.Você pode assistir seus vlogs horríveis no youtube Robyn Schneider e segui-la no twitter, tumblr, instagram e Snapchat (SNAP: robynschneider)."
- Retirado do site da autora Robyn Schneider | Bio.
* A capa é ma-ra-vi-lho-sa.
***
Foi isso pessoinhas, espero que tenham gostado da primeira resenha, e continuem visitando o blog - vou amar! Beijinhos, Gabi.
0 comentários