Macbeth - William Shakespeare [Resenha Escolar]

domingo, maio 21, 2017



“O amanhã se arrasta lentamente. dia após dia...até a última sílaba do livro da memória... e então se esfarela na poeira da morte...”          - William Shakespeare, Macabeth. 
__________

Resumo: Este livro traz a história da obra de William Shakespeare, Macbeth, com tradução e adaptação de Hildegard Feist.
Palavras-chave: Guerra, Reis, Europa Imperial, Escócia, Poder, Coroa, Mortes,Vingança.
__________
Introdução: O livro traz a história de Macbeth, um nobre general do exército da Escócia, que após ouvir de uma profecia que seria rei, cedeu ao desejo e á mulher, cometendo atos que desviam de suas índole generosa e honesta, e caem em egoísmo, desejo e sangue.
__________
Sinopse da História: Era uma Escócia imperial, conflitos entre membros da corte e seu exército contra rebeldes contrários ao governo. Macbeth era o general do exército escocês, sob a posse do rei Duncan, que tivera ganhado o conflito contra os rebeldes, ao lado de seu grande amigo e sub-general Banquo. Quando voltavam de sua glória, se depararam com três bruxas no caminho, que profetizaram que Macbeth seria rei, e que Banquo seria maior e menor que Macbeth; menos, porém, muito mais feliz que seu amigo; e seus filhos seriam reis, porém, nunca chegaria ao trono. Então, logo após o evento, encontratam com dois cavaleiros, que anunciaram que o general era agora senhor de Cawdor, já que o antigo teria sido decaptado por traição.

Ao chegar no castelo anunciou á sua mulher, que tinha a denominação de Lady Macbeth, uma mulher com aparência inocente e delicada, mas que carregava na índole e na alma um veneno que a intoxicava. Disse ao marido que ele não merecia ser apenas senhor de uma terra qualquer, e sim o rei de toda a Escócia, e para isso, teria de matar Duncan, o até então rei do país, no jantar que fariam para comemorar a posse de Cawdor por Macbeth. O plano era embebedar o rei, príncipes e demais membros da corte que o acompanhavam, e quando estivessem dormindo, o agira senhor de Cawdor mataria o rei, e incriminaria os príncipes – seus filhos e sucessores ao trono – e os empregados. Dito e feito. Lady Macbeth conseguiu convencê-lo e Macbeth matou Duncan com golpes de punhal no peito e rosto, e era agora o novo rei da Escócia. Na manhã do crime, todos acordaram em prantos, e acusaram logo os príncipes, que fugiram assim que viram seu pai morto – em uma atitude suspeita. Os demais senhores decediram por unanimidade que agora quem governaria a Escócia seria Macbeth. Porém, ele se rendeu á loucura, á consciência pesada – que lhe causaram alucionações, como ver o espectro de Duncan em meio á um jantar importante – matar seu grande amigo Banquo, por medo do mesmo suspeitar de seu crime, e diversos desvios se sua antiga índole, como desejo de poder e egoísmo. Ele também mandou que matassem a família de Macduff, por também suspeitar de seu crime, e dessa forma, toda a corte e senhores estavam contra Macbeth, que agora era considerado louco e até um demônio. 

Então ele procurou as três bruxas novamente, que lhe disseram que não seria vencido por homem nascido de mulher, e que só o derrotariam quando a floresta de Birnam subisse o vale do reino. Assim, o atual rei ficou mais confiante do que nunca, e quando soube da estratégia de seus contraditores em guerrear contra ele, reuniu mercenários, acreditando que as profecias o faria vencer de qualquer forma. Enquanto isso, a atual rainha tinha sonambulismo, e sonhava com sua atitude de tamanha crueldade, anadando de um lado ao outro do castelo, tentando limpar suas mãos – imaginariamente – cheias de sangue. 

Ao fim da história, os guerreios contrários á Macbeth derrubaram a floresta e avançaram com ela pelo vale, e quando Macduff se pôs á frente de Macbeth, e disse que teria nascido de cesariana, a profecia teria sido quebrada, e Macbeth foi morto por Macduff, se vingando da perda sua família, e deixando com que Malcolm, filho mais velho de Duncan, assumisse seu merecido trono da Escócia. 
__________

Personagens Principais: 
  • Macbeth 
  • Lady Macbeth
  • Duncan
  • Banquo 
  • Macduff
  • Malcolm

__________

Características Físicas e Psicológicas das Personagens: 
  •         Macbeth – Alto, barba cheia, cabelos encaracolados e castanhos. Olhos escuros e olhar cansado, afetado pela idade. Era um homem generoso, gentil e determinado, que se tornou egoísta, sanguinario e iludido com seu poder.  
  •      Lady Macbeth – Baixa, com rosto delicado, pele branca e olhos verdes. Era manipuladora, má e dissimulada.  
  •       Duncan -  Cabelos curtos e grisalhos, porte atlético e barbas aparada e também grisalha. Festivo, simpático e gentil. 
  •          Banquo – Careca, baixo e com barba grisalhas, pouco cheias. Era saudoso e também gentil, porém também um pouco dissimulado – tem a suspeita de que Macbeth foi quem matou o rei e finge estar leigo no assunto.  
  •         Macduff – Alto, com cabelos e barba aparados e bem negros, mas com os olhos de um verde escuro. Tinha personalidade forte, era impositivo e prestativo.  
  •       Malcolm – Jovem de porte atlético, com cabelo caído aos olhos de castanho claro, e seus olhos de um castanho escuro. Era imponente e desconfiado, mas com também muita personalidade.

__________

Espaço: A história de passa na Escócia Imperial - e suas fronteiras - do século XVI.
__________







You Might Also Like

0 comentários